Descartáveis 

Hoje estava fazendo um reflexão e percebi o quando as pessoas não têm mais paciência para consertar as coisas. Preferem a praticidade de apenas jogar fora. E com isso, torna-se tudo descartável. De alimentos à pessoas, de papéis à eletrônicos. Tudo descartável. Com isso me lembrei do documentário que assisti há cinco ou seis anos atrás, sobre Estamira. Pois, as palavras dela nunca saíram da minha mente. Um mulher que vivia do “lixão” para sobreviver:

Estamira –  “Isso aqui é um depósito dos restos. Às vezes é só resto. E às vezes vem também descuido. Resto e descuido.  Quem revelou o homem como único condicional ensinou ele a conservar as coisas. E conservar as coisas é proteger, lavar, limpar e usar mais, o quanto pode. Você tem sua camisa. Você está vestido, você está suado. Você não vai tirar sua camisa e jogar fora. Você não pode fazer isso. Quem revelou o homem como único condicional não ensinou a trair, não ensinou humilhar, não ensinou tirar. Ensinou ajudar. Miséria não, mas as regras, sim. Economizar as coisas é maravilhoso. Porque quem economiza tem. Então as pessoas têm que prestar atenção no que eles usam, no que eles têm. Porque ficar sem é muito ruim.”

E hoje, nos deparamos com cada situação… a ponto de um médico decidir amputar um braço acidentado de uma pessoa, mas que teve a sorte de outro médico impedir e salvar o braço da mesma. Quão descartável somos?

Pensando em tudo isso, enquanto almoçava, percebi quantos guardanapos tinha pego sem precisar utilizá-los.

O mundo está vivendo um desenfreado consumismo em todos os sentidos. Uma ânsia buscada nas coisas, na correria, no individualismo, que está afetando e destruindo todos os dias: sentimentos, dinheiro, tempo, pessoas… o planeta.

Não percebemos, mas alguém sofre ou vai sofrer por total falta de cuidado com tudo isso e amor ao próximo.

Cuidar para que não aja desperdício também é uma atitude de amor ao próximo.

Ame ao próximo como a ti mesmo.

Não desperdice.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s